sexta-feira, 16 de abril de 2010

Seleções da Copa 2010: Brasil

Até o início da Copa do Mundo, este blog tentará mostrar como devem jogar as principais seleções que disputarão a competição. É um tanto ousado, confesso. Mas não irei tão longe. Analisar, por exemplo, a seleção da Argélia seria mais do que ousadia, seria uma baita presunção, pois desconheço completamente esta seleção. Farei das principais seleções, na medida do possível; ainda assim, não será tarefa fácil, afinal, quem sabe como jogará a Argentina? Nem o Don Diego sabe... Começamos, então, com o Brasil.

BRASIL
O Brasil deve alinhar na estreia da Copa do Mundo, contra a seleção da Coréia do Norte com: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos (André Santos); Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

Algumas observações precisam ser feitas quanto à seleção brasileira.

A primeira é que, por característica, o time tende a jogar sem a bola, ou seja, explorando os contra-ataques na velocidade, principalmente de Kaká e Robinho. Quem jogar atacando o Brasil (será que alguém fará isso?) deverá ter sérios problemas. A maioria, se não a totalidade, das seleções vai se defender dos ataques brasileiros; muitos jogando atrás da linha da bola. E é aí que o time tem apresentado problemas: superar retrancas. Isso se deve em grande parte às características dos jogadores, que são carregadores de bola. O Brasil não tem hoje a característica do toque de bola, não tem um meia-armador, nem tem o fator surpresa (o que faz com que muitos defendam a convocação do Ronaldinho).

Outro fator determinante do Brasil é a atividade do Maicon, que será um desafogo pelo lado direito. A força e velocidade do lateral brasileiro tende a ser uma das principais armas do time. E quando o Daniel Alves joga no lugar do Elano (que pode ser uma tendência no decorrer da Copa), as jogadas pela direita são de longe a maior força do time.

A maior dúvida segue sendo a lateral-esquerda, onde ninguém se firmou. Michel Bastos, André Santos, Gilberto, Kléber e Marcelo brigam por duas vagas. Fala-se, agora, em Roberto Carlos. Mas o Dunga tem primado pelo conjunto e a sequência, e o Roberto Carlos é praticamente carta fora do baralho.

O Elano, que é figura certa no elenco, não está garantido no time titular. No lugar dele podem jogar Ramires ou Daniel Alves.

Olho nele!

Kaká (meia), 28 anos

Apesar do mau momento no seu clube, o Real Madrid, Kaká ainda é a maior esperança do Brasil de um toque diferenciado no burocrático e organizado time do Dunga. Veloz, criativo e bom finalizador, Kaká é o jogador perfeito para times que se propõem a jogar em contra-ataques. Qualquer seleção que vacilar, Kaká estará pronto pra pegar o adversário com as calças na mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário