quarta-feira, 12 de maio de 2010

Alguém entende o Maradona?

Se a convocação do Dunga gerou polêmica no Brasil, o que será que los hermanos estão achando da convocação do Maradona (à esquerda)? Hoje foi também divulgada a pré-lista da seleção da Argentina. E para minha surpresa, sem Javier Zanetti e Esteban Cambiasso (abaixo), ambos da Internazionale de Milão. Outra ausência comentada foi a de Fernando Gago, do Real Madrid.

Bem, se algum brasileiro estava insatisfeito por ter o Dunga como treinador, deve agradecer aos céus por não ter o Maradona.

A Argentina, notadamente, tem jogadores em melhor fase que o Brasil, principalmente no setor de meio-campo e ataque. Ángel Di María, Gonzalo Higuaín, Carlos Tévez, Diego Milito e Lionel Messi (o melhor do Mundo) estão jogando em um nível que nenhum avançado da seleção brasileira está. Isso é preocupante? Talvez. Lembramos que, apesar da falta de peças ofensivas, a seleção brasileira se notabilizou por um conjunto forte e uma defesa segura (provavelmente a melhor do planeta). E, gostemos ou não, tem resultados muitos mais expressivos que a talentosa seleção argentina. Mas com atacantes assim, os argentinos são candidatos ao título, com ou sem Maradona.

Se no Brasil se gerou polêmicas a convocação de Julio Baptista, Josué e Gilberto Silva, ou a não convocação de Ronaldinho, Ganso e Neymar, o que dizer do Maradona que deixou Estaban Cambiasso fora até mesmo da pré-lista? Hoje, Cambiasso é – sem dúvida – um dos melhores volantes do futebol mundial. Ouso dizer que nenhum brasileiro da posição se compara a ele. Quem dera ter Mascherano e Cambiasso com a “amarelinha”! Mas o Maradona, ao que parece, não quer tê-los; ao menos não quer os dois juntos, já que certamente levará o jogador do Liverpool.

As maiores polêmicas da convocação do Dunga, por mais que não concordemos, tem explicações plausíveis, baseadas em um plano de trabalho que, bem ou mal, tem dado resultados. Seja para a presença ou a ausência de alguém, existe uma explicação. A ausência do Cambiasso é simplesmente inexplicável! Seria como se o Dunga não convocasse o Maicon ou o Lúcio.

Não entendo o motivo da ausência do camisa 19 da Inter de Milão – possível/provável campeã européia –, mas suspeito. Cambiasso é homossexual assumido, e o motivo poderia ser este. Isso só provaria o quanto doente é o Maradona.

Abaixo a lista dos 30 nomes chamados por Diego Maradona:

Goleiros:

Sergio Romero (AZ Alkmar)
Mariano Andújar (Catania)
Diego Pozo (Cólon Santa Fé)

Zagueiros:

Nicolás Burdisso (Roma)
Walter Samuel (Internazionale de Milão)
Nicolás Otamendi (Velez Sarsfield)
Gabriel Heinze (Olympique de Marselha)
Martín Demichelis (Bayern de Munique)
Clemente Rodríguez (Estudiantes)
Fabrizio Coloccini (Newcasttle)
Ariel Garce (Colón de Santa Fé)
Juan Manuel Insaurralde (Newell's Old Boys)

Meio-campistas:

Juan Sebastián Verón (Estudiantes)
Javier Pastore (Palermo)
Ángel Di María (Benfica)
Jonás Gutiérrez (Newcastle)
Javier Mascherano (Liverpool)
Jesus Dátolo (Olympiakos)
Mario Bolatti (Fiorentina)
José Sosa (Estudiantes)
Juan Mercier (Argentinos Jrs.)
Sebastián Blanco (Lanús)
Maxí Rodriguez (Liverpool)

Atacantes:

Lionel Messi (Barcelona)
Gonzalo Higuaín (Real Madrid)
Carlos Tevez (Manchester City)
Sergio Agüero (Atlético de Madrid)
Diego Milito (Internazionale de Milão)
Martín Palermo (Boca Juniors)
Ezequiel Lavezzi (Napoli)

2 comentários:

  1. Amigo, já tá difícil de entender o Dunga, você ainda quer que a gente entenda o Dieguito?!?!

    ResponderExcluir
  2. É complicado, amigo. É muita pretensão... Mas não custava tentar.

    ResponderExcluir