terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Ouça a sua pulga atrás da orelha!

Quando o Marcos Barbosa anunciava os reforços antes mesmo de eleito presidente do CRB, uma informação me parecia muito estranha. A informação dizia respeito ao meio-campo Alan, ex-Fluminense. O que mais se dizia – pela imprensa e pelo agora presidente aclamado – era que ele jogou no Cruz Azul, do México. A informação era essa, ipsis litteris, "Cruz Azul, do México", ponto. Ou seja, seria um dos maiores clubes do futebol mexicano, oito vezes campeão daquele país e cinco vezes campeão da Liga dos Campeões da CONCACAF. Uma ótima referência, não é? Acho que todos pensaram assim. Eu também pensei assim.

Mas uma pulga atrás da orelha me dizia que havia alguma coisa errada. De início alguns pensaram ser o Alan recentemente saído do Fluminense para o Salzburg, da Áustria. E, obviamente, não era. A pulga me alertou!

Estava ouvindo o programa da Rádio Gazeta, e a idéia entre os comentadores era de que ele (o Alan que o CRB está trazendo) jogou no Cruz Azul – um dos maiores e mais tradicionais clubes do México.

Como a pulga não me deixava em paz, fui à procura de informações. E não é que a pulga tinha razão! O Alan jogou no Cruz Azul, não o da Cidade do México, supercampeão mexicano, mas no de Hidalgo, da segunda divisão. Seria mais ou menos como se anunciassem um jogador do Flamengo, esquecendo-se de dizer que se era o do Piauí (com todo respeito ao time de Teresina).

A fonte? A imprensa forneceu fonte alguma para fomentar essa informação equivocada? Não, apenas acreditou (ou reproduziu) na palavra do presidente eleito ou do empresário do jogador, ao que me parece.

Não quero procurar chifre na cabeça de cavalo, mas isso me parece que querem vender ao CRB (ou à torcida) gato por lebre! Bem, pelo menos é isso que a danada da pulga está me dizendo agora.

2 comentários: