terça-feira, 9 de março de 2010

Minha seleção para Copa 2010

Goleiros:
Júlio César (Internazionale)
Victor (Grêmio)
Gomes (Tottenham)

Laterais:
Maicon (Internazionale)
Daniel Alves (Barcelona)
Kléber (Internacional)
Roberto Carlos (Corinthians)

Zagueiros:
Lúcio (Internazionale) ©
Juan (Roma)
Luisão (Benfica)
Thiago Silva (Milan)

Volantes:
Pierre (Palmeiras)
Gilberto Silva (Panathinaikos)
Marquinhos Paraná (Cruzeiro)
Elias (Corinthians)

Meias:
Elano (Galatasaray)
Kaká (Real Madrid)
Diego (Juventus)
Alex (Fenerbahçe)

Atacantes:
Robinho (Santos)
Luís Fabiano (Sevilla)
Nilmar (Villareal)
Alexandre Pato (Milan)

TIME TITULAR: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Kléber (Maxwell); Pierre, Marquinhos Paraná, Diego (Elano) e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.



Por que o Pierre?

Pra mim, todo time que jogue numa linha de quatro homens na defesa tem que ter um cabeça-de-área, daqueles caçadores e/ou que fazem bem a função de terceiro-zagueiro, que é o caso do Gilberto Silva, aquele que seria meu outro cabeça-de-área no elenco. O Pierre é muito bom no desarme, sabe fazer coberturas (e tem fôlego para isso), pode cumprir funções específicas (como marcações individuais) e, principalmente, não tem a pretensão de aparecer.

Se o time se ressentisse nas jogadas aéreas defensivas, poderia optar pelo Gilberto Silva no decorrer do jogo. Mas creio que não seria necessário, pois a seleção já tem muitos jogadores bons nesse aspecto.

Por que o Marquinhos Paraná?

O Marquinhos Paraná é o jogador que mais vezes toca na bola no bom time do Cruzeiro. Mesmo assim, é o jogador com o maior índice de passes certo no time celeste (e não é jogador de tocar de lado, é quem mais inverte o jogo e lança bolas, também). Isso não é mera retórica, é estatística.

Ele hoje cumpre a função de "direcionar" o time perfeitamente. É um bom marcador e, assim como o Pierre, sabe cumprir "missões", apesar de não ser tão ladrão de bolas quanto o palmeirense. Ele também é um jogador versátil, que pode atuar em várias posições.

Por que o Alex?

Eu não entendo a dúvida que ainda paira sobre o futebol do Alex entre os treinadores da seleção. Alex, na minha visão, é um jogador diferenciado. Tem excelente passe e, principalmente, uma capacidade de decisão e improviso maior até mesmo que o Kaká. Olhar para o banco e ter a opção de um jogador como o Alex, tranqüiliza qualquer treinador (argumento muito utilizado para uma convocação do Ronaldinho). Além do mais, ele é uma ótima opção para bolas paradas, assim como o Elano.

Por que o Gilberto Silva?

O Gilberto Silva, muito contestado na seleção do Dunga, também faria parte da minha, mas como reserva. Pode fazer a função do cabeça-de-área que flutuaria entre a frente da zaga e a sobra atrás da linha de defesa. O Gilberto é bom no jogo aéreo, bom no desarme, comete poucas faltas (não leva tantos cartões), sabe fazer o simples (não teria problemas em assumir que não é função dele armar o time), não tem vergonha de bicar quando preciso.

Apesar de discreto, ele nunca comprometeu na seleção. E ele parece exercer uma influência positiva no grupo.

Ah! A não convocação do Ronaldinho é assunto para outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário