terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Craques da minha infância: Hamilton

Em meados de 1991, havia no CRB um meia-atacante de extrema habilidade e uma técnica raramente vista. Era praticamente o único destaque num CRB muito limitado, que não ganhava sequer um turno de campeonato há 3 anos (alguma semelhança com os dias atuais não é mera coincidência).

Tratava-se de Hamilton Lima e Silva, antigo centroavante do Cruzeiro na década de 80. Este foi o primeiro jogador do CRB que admirei ao ver jogar. Nas brincadeiras com bola - olha a coincidência - na Rua Hamílton de Barros Soutinho (antiga Santo Amaro), na Jatiúca, eu "era o Hamilton". Enquanto os outros garotos se diziam o Raí, o Valdo, o Romário, o Bebeto, o Luiz Henrique, o Careca, o Palhinha ou o Silas, eu fazia questão de ser o Hamilton.

Enquanto o CRB tinha um time limitado, o CSA tinha um timaço de fazer inveja, uma espécie de combinado dos melhores jogadores do futebol alagoano da década de 90: Flávio, Carlinhos Marechal, César, Fernando Lima, Edson, Ivanildo, Rinaldo, Ivan, Chico etc. Não havia como o CRB, de Hamílton e do já veterano Joãozinho Paulista, ameaçar o título azulino.

Veio o ano de 1992, e o CRB, agora renovado, era mais forte: foi buscar, no próprio CSA, César, Rinaldo e Ivanildo; este último retornando à Pajuçara. Além disso, as revelações Márcio Pereira, Jean e Jerônimo entraram o no time e corresponderam. Hamilton ficou no clube até o fim do primeiro turno, não participando do arranque final para o título de daquele ano, mas ficou gravado na minha memória o golaço na vitória contra o CSA, por 3 a 1. Hamilton aplicou um "banho de cuia" no zagueiro Café e tocou por cima do goleiro Flávio, isso tudo próximo da pequena área.

Abaixo, Hamilton com a camisa do Cruzeiro, onde foi artilheiro do Campeonato Mineiro de 1988:




Hamilton deixou o CRB e retornou a Minas Gerais, desta vez para jogar pelo América, onde foi campeão mineiro e artilheiro do campeonato. No Coelho, Hamilton fez história junto a Euller, o “filho do vento”:




Em 2009, auxiliar técnico no Villa Nova/MG:

Nenhum comentário:

Postar um comentário