domingo, 3 de janeiro de 2010

CSA estréia com derrota por goleada na Copa SP: muito além do placar do jogo

O representante de Alagoas na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o CSA, estreou contra um forte candidato ao título, o São Paulo Futebol Clube. O resultado era previsível: vitória do Tricolor Paulista e com goleada (4 a 0); Lucas Gaúcho (2) Ronieli e Jeferson marcaram os gols da partida. Era preciso muito mais que uma zebra para fazer o CSA conquistar ao menos um empate. Valeu pelo esforço. Particularmente, gostei do goleiro Leandro e de algumas aparições do meia Thalysson. Muito pouco, muito pouco. Nem as questões táticas, onde se viu o CSA quase sempre tentando marcar atrás da linha da bola, são tão relevantes. A diferença era abissal!

O fato é que CSA e CRB não oferecem a estrutura necessária aos jovens das bases. Nem mesmo a política de seleção desses garotos é a mais adequada. É comum jogadores chegando ao time profissional sem o devido preparo emocional, tático e, especialmente, físico. A diferença de estrutura física dos atletas era flagrante no jogo em Jaguariúna.

Que lições podem ser extraídas disso? Cruzar os braços e se conformar com a diferença econômica que nos separam dos grandes centros é que não dá! CRB e CSA invertem suas prioridades, e não é de hoje. O mínimo de estrutura de fisiologia, fisioterapia, ortodontia e nutricional precisam ser prestadas. Até parcerias com o Poder Público poderiam ser feitas. Aliás, vale muito mais o apoio estatal para a formação do homem-atleta do que para custear salários do elenco profissional, como se acostumou em Alagoas.

Um comentário:

  1. Caro Fred,
    Não assisti ao jogo, mas não é difícil crer na sua avaliação. E qto às razões sumariamente desfiadas para explicar o pífio desempenho, ou a "abissal diferença", como vc diz, bem resumem os porquês que se poderia ao texto acrescentar.

    ResponderExcluir